top of page
Barletta

Alimentos ricos em colágeno.

Atualizado: 21 de jan.

Alimentos de origem vegetal precursores de colágeno e alimentos de origem animal ricos em colágeno.



Post com foto de alimentos ricos em colágeno com a frase: Alimentos ricos em colágeno.
Alimentos ricos em colágeno e alimentos precursores de colágeno.

No artigo anterior vimos quais são os principais tipos de colágeno e para que serve cada um deles:


  • Colágeno Tipo I: Para elasticidade e hidratação da pele.

  • Colágeno Tipo II: Promove a saúde e a mobilidade das articulações.

  • Colágeno Tipo III: Saúde dos órgãos, músculos e vasos sanguíneos.


Nesse artigo veremos algumas fontes de alimentos ricos em colágeno para quem deseja incluir colágeno na alimentação.


O colágeno encontrado nos alimentos é de origem animal, porém, mais abaixo vamos falar também sobre alimentos de origem vegetal que ajudam o organismo a produzir colágeno (ricos em micronutrientes precursores de colágeno).


Alimentos ricos em colágeno tipo 2:


Banner horizontal com 3 imagens: foto de caldo de pé de galinha, imagem de um peixe desenhado representando uma fonte de colágeno, foto de caldo de ossos.
Alimentos de origem animal ricos em colágeno tipo 2.

Como vimos anteriormente o colágeno tipo 2 é a proteína que desempenha papel crucial na manutenção da saúde das articulações. Abaixo algumas fontes de origem animal:


  1. Caldo de ossos: Feito a partir da fervura de ossos e tecido conjuntivo de animais, liberando proteínas de colágeno no caldo. É rico em colágenos nativos e hidrolisados ​​de colágeno. Um exemplo clássico da culinária brasileira é o caldo de mocotó.

  2. Certos tipos de peixes, como salmão e atum, contêm grandes quantidades de peptídeos de colágeno. Consumir peixe regularmente pode ajudar a promover a produção de colágeno no corpo e apoiar a saúde das articulações.

  3. Pele de Frango: Embora muitas vezes descartada devido ao seu alto teor de gordura, a pele de frango é uma fonte de colágeno não desnaturado. Quando cozinhado corretamente, torna-se crocante e saboroso, ao mesmo tempo que fornece nutrientes.


Alimentos precursores de colágeno (ajudam o organismo a produzir colágeno) e antioxidantes (ajudam a preservar o colágeno do organismo).


Foto de alimentos crucíferos: repolho, couve, couve flor, entre outros.
Alimentos de origem vegetal que ajudam o organismo a produzir colágeno.

Incluir na alimentação alimentos ricos em determinados micronutrientes é uma forma inteligente de obter colágeno. Depois de digerir os alimentos precursores de colágeno o organismo terá a sua disposição as vitaminas, minerais e aminoácidos necessários para produzir o tipo de colágeno do qual está precisando.


Abaixo alguns alimentos precursores de colágeno de origem vegetal:


1 - Frutas cítricas como laranja e limão são ricas em vitamina C, que desempenha papel fundamental na produção de colágeno no organismo. Frutas como manga e mamão contêm enzimas que ajudam a manter o colágeno saudável (* não esqueça que somente os alimentos orgânicos e agroecológicos tem propriedades nutritivas para desempenhar esse papel).


2 - Frutas vermelhas como morango, mirtilo e framboesa (*).


3 - Crucíferos e vegetais de folha escura como espinafre, couve, mostarda, brócolis, repolho, pepino com casca (entre outros) são ricos em vitamina K, essencial para a síntese de colágeno. O pimentão e o tomate também fornecem antioxidantes que protegem contra os radicais livres, que podem danificar os colágenos tipo I e tipo III (*).


4 - Leguminosas como feijão, lentilha e grão de bico são boas fontes dos aminoácidos glicina e prolina, essenciais para a produção de colágeno (*).


5 - Soja orgânica e seus derivados como tofu, tempeh, leite e outros produtos à base de soja. Eles contêm aminoácidos necessários para a produção de colágeno no corpo (*).


6 - Chocolate amargo: Contém flavonóides que atuam como antioxidantes. Oleaginosas como amêndoas, castanhas e nozes e também o chá verde são ricos em antioxidantes que protegem contra os radicais livres que danificam o colágeno (*).


7 - As proteínas hidrolisadas do trigo orgânico contêm aminoácidos específicos que contribuem para a síntese de colágeno no corpo (*).


8 - Algas: Ingredientes derivados de algas, como espirulina ou chlorella, oferecem uma fonte abundante de nutrientes, incluindo vitaminas, minerais e aminoácidos essenciais para a produção de colágeno. Estas plantas marinhas não só fornecem colágeno à base de plantas, mas também proporcionam benefícios adicionais para a saúde devido ao seu rico perfil nutricional.


(*) Recomendamos a ingestão de alimentos orgânicos e agroecológicos porque são os únicos que entregam nutrientes em quantidade razoável. A produção de alimentos à base de agroquímicos tem baixíssimo teor nutricional além da carga de agrotóxicos, que intoxica o organismo e depleta nutrientes. Para entender melhor leia os seguintes artigos:


Até aqui você aprendeu sobre as diferentes formas de colágeno, seus benefícios para diversas funções no organismo, as principais fontes alimentares que contém ou são precursores de colágeno. No próximo post:


"Micronutrientes precursores de colágeno e suplementos à base de colágeno".


 

Divulgação: Saúde para Todos Brasil Apoio: Suplementos Dr. Rath


Fontes:


Commentaires


Les commentaires ont été désactivés.
bottom of page