O que é um Centro de Saúde Natural e Medicina Celular do Dr. Rath?
Um Centro de Medicina Celular é uma iniciativa educacional para promover cuidados preventivos de saúde natural entre a população de um bairro ou de uma cidade.
Neste centro as pessoas encontram:
-
Um lugar para dialogar sobre os problemas de saúde pessoais e coletivos;
-
Oportunidade de aprender e ensinar sobre experiências de tratamentos naturais e preventivos;
-
Atenção para cuidar uns dos outros com apoio dos profissionais da medicina celular, integrativa e complementar;
-
Tempo para aprender e praticar saúde natural e preventiva onde ela começa: nos hábitos de alimentação, atividade física, sono e descanso, culinária, suplementação orientada, entre outras.
Tudo feito com apoio da ciência da Medicina Celular do Instituto de Pesquisa Dr. Rath.
Como funciona um
Centro de Medicina Celular?
Funciona com apoio de vários segmentos sociais:
-
O Instituto de Pesquisa Dr. Rath fornece know how, suporte educacional e tecnologias de saúde natural com base científica;
-
Com a participação de profissionais de saúde como naturopatas, técnicos e enfermeiros, nutricionistas, nutrólogos e especialistas da medicina integrativa e complementar interessados no tratamento das causas das doenças;
-
Os profissionais da saúde integrativa e complementar atendem conforme a disponibilidade dos 29 procedimentos autorizados pelos SUS, entre eles:
Aromaterapia - Ayurveda - Homeopatia - Medicina Tradicional Chinesa e acupuntura - Meditação - Naturopatia - Osteopatia Ozonioterapia - Plantas medicinais (fitoterapia) - Reiki - Terapia Comunitária Integrativa - Terapia de florais, Yoga, entre outros.
-
Empresas da iniciativa privada apoiam o Centro de Medicina Celular incentivando seu quadro de colaboradores a buscarem um estilo de vida pró-ativo e mais saudável, diminuindo consideravelmente a incidência de doenças e os custos com saúde para ambas as partes;
-
As pessoas usufruem dos serviços do Centro de Medicina Celular em atividades educacionais que promovem a mudança de hábitos em dinâmicas específicas. A mudança de hábitos cria a consciência de que a saúde começa com a responsabilidade pessoal de cada ser humano de se tornar o protagonista de sua própria saúde;
-
Produtores da Agricultura Familiar orgânica e agroecológica encontram no centro de Medicina Celular mais um ponto de apoio para a realização de feiras do produtor podendo, com a fiscalização do poder público, vender alimentos diretamente aos consumidores finais sem custo intermediário;
-
Os governos apoiam as atividades do Centro de Medicina Celular como medida para desafogar os centros públicos de saúde emergencial, ampliando o horizonte de abordagem com foco nas causas, e não apenas nos sintomas das doenças. Esse apoio impacta positivamente os índices de IDH dos municípios a medida em que diminue o custo com tratamentos sintomáticos e aumenta o número de pessoas saudáveis.
O que é a Medicina Celular?
A Medicina Celular é um conceito científico que explica que a principal causa das doenças mais comuns é também o resultado da deficiência crônica de micronutrientes nas células do organismo humano. Ela descreve a deficiência de bioenergia e bioestabilidade celular como a causa primária de muitas doenças.
A Medicina Celular defende a mudança de hábitos de vida incluindo práticas saudáveis juntamente com uma dieta adequada de micronutrientes essenciais como medida básica e preventiva para a manutenção da saúde e o controle seguro de muitas condições patológicas, diminuindo a ocorrência e tratando o que chamamos de doenças evitáveis, causadas pela deficiência de micronutrientes a longo prazo nas células do corpo humano.
Princípios básicos da Medicina Celular:
1. A saúde e a doença são determinadas ao nível das milhões de células que constroem o organismo, não no nível dos órgãos. O funcionamento ideal das células do corpo é a base da saúde e, em contraste, o mau funcionamento celular leva à doença.
2. Uma deficiência crônica de nutrientes essenciais é a causa mais frequente de mau funcionamento celular e a principal causa de muitas condições crônicas de saúde e suscetibilidade a várias doenças. Os micronutrientes são catalisadores de uma infinidade de processos metabólicos que ocorrem nas células do corpo, como a conversão de alimentos em energia biológica para apoiar o metabolismo celular e construir as estruturas do organismo. Muitos desses micronutrientes essenciais, como a vitamina C e o aminoácido lisina, não são produzidos pelo corpo humano. Esses e muitos outros nutrientes essenciais devem ser obtidos em quantidades suficientes em nossa alimentação diária através de uma dieta de alto teor nutricional e, ou, fornecidos na forma de suplementação alimentar.
3. Hábitos saudáveis, uma alimentação de alto teor nutricional, atividade física e a suplementação alimentar com vitaminas e outros micronutrientes essenciais são as chaves para a prevenção e controle eficaz de muitas doenças e outras condições crônicas de saúde.