top of page
Barletta

Perguntas e Respostas da Medicina Celular

O grande objetivo da Medicina Celular é investigar e sanar as causas das doenças, ao contrário das abordagens focadas apenas no tratamento de sintomas.


Cartaz informativo apresentando o título da matéria dizendo "perguntas e respostas da medicina celular".
O êxito da Medicina Celular baseia-se na sinergia de "nutrientes celulares essenciais", também chamados de micronutrientes e divididos em vitaminas, minerais, aminoácidos e fitobiológicos.


Apresentação


Inúmeros estudos científicos sobre o uso terapêutico de micronutrientes confirmam, de forma mais do que suficiente, que a saúde pode ser alcançada de forma natural.


Atualmente, pesquisas inovadoras no campo dos micronutrientes trazem à tona conhecimentos que beneficiam um número cada vez maior de pessoas em todo o mundo pois, ao invés de apenas propor remédios para tratar sintomas, abordam as causas das doenças ao nível celular. Trata-se de um avanço que leva a saúde cada vez mais perto de todos uma vez que os micronutrientes não são patenteáveis, podendo ser ingeridos através da alimentação de alto teor nutricional e dos suplementos alimentares.


A Medicina Celular do Dr. Rath pode ser considerada uma das principais precursoras da pesquisa sobre micronutrientes e suas interações sinérgicas, desenvolvendo ao longo de mais de 30 anos de trabalho, através do Instituto de Pesquisa Dr. Rath, soluções orientadas para a recuperação e manutenção da saúde com foco nas causas das doenças.


Neste conteúdo apresentamos respostas às perguntas mais frequentes sobre a Medicina Celular.



Sobre este artigo


Devido à grande busca por informações sobre saúde natural e preventiva, apresentamos a décima edição revisada de “Perguntas e Respostas da Medicina Celular”, a fim de continuar fornecendo informações atualizadas, baseadas em dois aspectos fundamentais:


1. Cada vez mais pessoas querem aproveitar o conhecimento científico da medicina celular para eliminar problemas de saúde ou, simplesmente, para aumentar seu bem-estar;


2. Como a pesquisa e a ciência envolvem desenvolvimento contínuo, os avanços na área da medicina celular resultaram em novas sinergias de nutrientes essenciais que reforçam as funções celulares contra problemas de saúde específicos.


Atenção: "Perguntas e Respostas sobre Medicina Celular" contém informações básicas sobre os micronutrientes e seus benefícios. Este conteúdo não substitui a consulta de um profissional em caso de problemas de saúde. Essa tarefa é responsabilidade de médicos e terapeutas.



Para mais Informações

Está interessado em saber mais sobre Medicina Celular? Acesse o site "Saúde para Todos Brasil", disponível em: www.saudeparatodosbr.com.br


Visite também o site "Dr. Rath Health Foundation", disponível em: www.dr-rath-foundation.org


 

Capítulo 1 - Perguntas Introdutórias


1. O que significa "Medicina Celular"?

A base da Medicina Celular é analisar as menores e mais importantes unidades do corpo humano, as células. A saúde e a doença são determinadas ao nível das milhões de células que compõem nosso organismo, e não ao nível dos órgãos, como se supunha anteriormente.


As células formam os órgãos e para funcionar adequadamente precisam de um suprimento adequado de nutrientes essenciais específicos para realizar uma variedade de reações bioquímicas. Estados crônicos de deficiência de um ou mais nutrientes essenciais leva ao mau funcionamento celular e, por consequência, as doenças.


Portanto, o suprimento adequado de vitaminas, minerais, aminoácidos e fitobiológicos é a chave para prevenir com sucesso a deficiência de nutrientes celulares e seus sintomas.



2. O que são nutrientes celulares?

Como dissemos, o corpo humano (composto por trilhões de células), precisa de um suprimento adequado de nutrientes. Na terminologia científica da Medicina Celular esses nutrientes são chamados de "nutrientes celulares essenciais", englobando vitaminas, minerais, determinados aminoácidos e substâncias vegetais biologicamente ativas (fitobiológicos).


Quando há boa disponibilidade de nutrientes celulares e relação sinérgica entre si, eles contribuem de maneira essencial para o funcionamento saudável das células, dos órgãos e do corpo como um todo.


3. Nutrientes celulares são medicamentos?


Não. Os nutrientes celulares são substâncias utilizadas como forma de prevenção natural, consideradas como medida de apoio em caso de doenças relacionadas à deficiência de nutrientes, como, por exemplo, as doenças cardiovasculares.


O uso bem-sucedido de "nutrientes celulares essenciais" tem como base o fato de que a principal causa da maioria das doenças é a deficiência crônica de determinados nutrientes na alimentação. Em resumo, podemos dizer que: "Os nutrientes celulares essenciais contribuem para o sucesso terapêutico contra várias doenças, incluindo as cardiovasculares, ajudando a prevenir com eficácia inúmeras outras doenças generalizadas.


4. O que é a "sinergia" de nutrientes celulares? Que significado ela tem para a saúde?


O êxito da Medicina Celular baseia-se na sinergia de nutrientes celulares essenciais. O termo sinergia significa que "o efeito de vários nutrientes combinados é muito maior do que o efeito de um único nutriente".


Num sentido figurado, vitaminas, minerais, aminoácidos e outros micronutrientes cooperam em equipe dentro do nosso corpo. Essa interação entre os nutrientes é baseada nas leis biológicas da sinergia.


Graças à aplicação desse princípio, os efeitos de combinações específicas de nutrientes celulares são muito maiores do que o efeito de um único nutriente. Dessa forma, o suprimento das células do corpo é otimizado através de doses menores de micronutrientes corretamente combinados, evitando assim megadoses desequilibradas de um único nutriente administrado isoladamente.



5. Não obtemos vitaminas suficientes em nossa alimentação diária?

Nem sempre a alimentação fornece todos os nutrientes necessários, mesmo para as pessoas saudáveis. E para agravar o problema, o estresse, a poluição e outros fatores de risco aumentam a necessidade de vitaminas no organismo.


Outro fato pouco conhecido é que a alimentação moderna quase não contém vitaminas devido a problemas com a redução de nutrientes no solo em função do manejo da agricultura convencional e, também, por conta do consumo de alimentos industrializados e processados (leia mais sobre o esgotamento de nutrientes do solo nesse artigo).


Ao final, dos poucos nutrientes presentes nos alimentos modernos uma parte ainda é perdida após a conservação e preparo inadequados (leia mais sobre cozimento e digestibilidade dos alimentos aqui).


Por tudo isso o consumo diário de frutas e vegetais frescos é tão importante, preferencialmente provindos da agricultura orgânica, que entrega maior valor nutricional. Outra opção saudável é a produção agroecológica (urbana e rural), ambas ligadas aos modelos de agricultura sustentável.


Contudo, para a maioria das pessoas, a ingestão de nutrientes através da alimentação é insuficiente. Particularmente grave é a deficiência de vitamina C. De acordo com as recomendações da Medicina Celular, para suprir as necessidades de Vitamina C de jovens e adultos saudáveis são necessários cerca de 600 mg ao dia. Para atingir essa quantidade através da alimentação seria necessário praticar uma dieta rica em alimentos orgânicos e agroecológicos de maneira orientada, coisa que a maioria das pessoas ainda não consegue fazer.


6. É necessário tomar suplemento nutricional mesmo com uma alimentação rica em frutas e vegetais?


Os alimentos provindos da agricultura convencional e, principalmente, os alimentos industrializados são deficientes em nutrientes essenciais, tornando-se fontes de alimentação cada vez mais pobres para suprir a necessidade de micronutrientes e manter a saúde das células e, consequentemente, de todo o organismo.


Esses fatores devem ser levados em consideração mesmo entre os que praticam uma alimentação estritamente vegetariana. A alimentação vegetariana pode ser benéfica, mas, sob as circunstâncias acima apresentadas, também se torna deficiente em relação à ingestão de micronutrientes. A suplementação com nutrientes essenciais criteriosamente combinados (sinergia) é um importante contribuidor para quem é vegetariano. Ela ajuda a desintoxicar o corpo de poluentes e a corrigir as deficiências nutricionais ao nível celular.



7. Qual é a diferença entre vitaminas solúveis em água (hidrossolúveis) e as vitaminas solúveis em gordura (lipossolúveis)?


As vitaminas solúveis em água são as vitaminas do grupo B (incluindo a biotina e o ácido fólico) e a Vitamina C. Essas vitaminas não podem ser armazenadas pelo organismo durante muito tempo para realizar as diversas funções que desempenham. Elas são rapidamente metabolizadas e as quantidades em excesso são eliminadas. Para apoiar e proteger as células do corpo, é necessário um suprimento constante de vitaminas solúveis em água.


As vitaminas solúveis em gordura são as vitaminas A, D, E e K. As vitaminas lipossolúveis são armazenadas no tecido adiposo do corpo. Isso é particularmente importante porque a vitamina E, por exemplo, protege as membranas celulares contra os danos causados pelos radicais livres (moléculas agressivas).


O mercado farmacêutico e seus parceiros comerciais exploram continuamente a capacidade de armazenamento das vitaminas lipossolúveis para fazer soar o alarme sobre superdosagem.


Imagem microscópica colorida de uma célula.
10ª edição revisada © 2019 - Dr. Rath Health Foundation Distribution

No próximo Capítulo:

  1. Que papel desempenham os nutrientes celulares na prevenção da aterosclerose?

  2. O que é Angina pectoris?

  3. Os nutrientes celulares são aconselhados em caso de insuficiência cardíaca?

  4. Que nutrientes celulares podem ser aconselháveis em arritmias cardíacas?

  5. Que nutrientes celulares são aconselháveis em casos de câncer?

  6. Por que é tão importante a estabilização do tecido conjuntivo nas doenças cancerígenas?

  7. A ingestão de nutrientes celulares também é possível durante uma quimio ou radioterapia?

  8. Que nutrientes celulares são importantes para uma tensão arterial normal?

  9. Os nutrientes celulares baixam a pressão arterial normal ou a pressão que já é baixa?

  10. Os nutrientes celulares têm influência sobre a Diabetes mellitus?

  11. Que nutrientes celulares são aconselháveis contra níveis altos de gordura no sangue?

  12. Como os nutrientes celulares essenciais ajudam no caso de osteoporose?

  13. Que nutrientes celulares podem ser úteis na artrite?

  14. O que é a asma e que nutrientes celulares têm efeito benéfico?

  15. Como os nutrientes celulares ajudam em casos de gripe e outras doenças infecciosas?

  16. As substâncias vegetais biologicamente ativas (fitobiológicos) podem ajudar a prevenir a hiperplasia prostática benigna, também chamada de "aumento benigno da glândula prostática"?

 

10ª edição revisada © 2019 Dr. Rath Health Foundation Distribution:

Dr. Rath Education Services B.V. Postbus 656, NL-6400 AR Heerlen Email: info@rath-eduserv.com Web: www.drrathbooks.com


Esta obra, incluindo todas as suas partes, é protegida por direitos autorais. Qualquer utilização fora dos limites estritos da lei de direitos autorais sem o consentimento prévio da editora é expressamente proibida e passível de punição. Isso se aplica, em particular, às cópias, reproduções, traduções, microfilmagem, gravação e processamento em sistemas eletrônicos.

 

Fonte: Dr. Rath Education Services B.V.

Divulgação: Saúde para Todos Brasil


Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page