top of page
Barletta

Angina, Insuficiência Cardíaca e Arritmia - Perguntas e Respostas da Medicina Celular (parte 3)

Conheça as principais vitaminas para a saúde do coração.


Uma pessoa com as duas mãos sobre o peito como se estivesse com aperto no coração
A angina causa sensação de aperto, pressão ou dor no peito. Pode acontecer subitamente ou ocorrer ao longo do tempo.

Capítulo 2 - Sobre as Doenças Mais Comuns


2. O que é Angina?

Angina de Peito (Angina Pectoris), é o nome dado a sensação de "pressão" ou dor no peito causada pela redução do fluxo sanguíneo para o coração. Ela geralmente ocorre como sintoma de uma doença cardíaca coronária.


A doença cardíaca coronária geralmente surge como consequência da aterosclerose dos vasos coronários. O estreitamento dos vasos pelo acúmulo de placas ateroscleróticas impede o fluxo sanguíneo no músculo do coração, podendo levar ao infarto do miocárdio.


Para evitar doenças cardíacas é fundamental manter a boa estrutura e a estabilidade das paredes arteriais, condições que podem ser alcançadas através da disponibilidade de colágeno, elastina e outras substâncias orgânicas nas células das paredes dos vasos sanguíneos. Nesse contexto, nutrientes celulares essenciais como vitamina C, vitamina E, sulfato de condroitina, glucosamina (N-acetilglucosamina), cobre, prolina e lisina, são muito importantes.


3. Os nutrientes celulares são recomendados em caso de insuficiência cardíaca (coração fraco)?


Homem tirando a máscara com dificuldade de respirar pro problemas do coração
A insuficiência cardíaca pode causar dificuldades respiratórias, edemas, cansaço e exaustão.

Sim. Na insuficiência cardíaca o coração não consegue mais bombear a quantidade ideal de sangue pelo sistema vascular como deveria. Isso leva a deficiência no fornecimento de oxigênio e nutrientes para o organismo, resultando em dificuldades respiratórias, edemas, cansaço e exaustão.


O coração é o órgão mecanicamente mais ativo do corpo, bombeando milhares de litros de sangue todos os dias para abastecer nossas células. Para realizar essa função, é necessária uma grande quantidade de bioenergia. Uma deficiência crônica de nutrientes celulares essenciais limita a produção de bioenergia, debilitando assim o músculo cardíaco.


Com nutrientes celulares essenciais, o organismo tem à sua disposição os elementos necessários para realizar uma ótima produção de energia, suprindo de maneira adequada as células do músculo cardíaco (miocárdio). Nutrientes como carnitina, coenzima Q10, taurina, vitamina C e vitaminas do complexo B fornecem ao músculo do coração a bioenergia necessária para melhorar o bombeamento do coração.


Em pessoas com insuficiência cardíaca grave, é aconselhável começar com uma ingestão reduzida de nutrientes celulares essenciais, aumentando a quantidade pouco a pouco. Dessa forma, as células do miocárdio podem habituar-se lenta e progressivamente ao fornecimento otimizado de bioenergia.


4. Que nutrientes celulares podem ser recomendadas em casos de arritmias cardíacas?


Foto parcial de um estetoscópio sobre um exame de coração impresso. Sobre o exame um pequeno coração vermelho.
Taquicardia (aceleração dos batimentos cardíacos) e extrassístole (batimento cardíaco extra) são sintomas de arritmia cardíaca.

As arritmias cardíacas podem ser definidas, de maneira resumida, como "alterações do ritmo dos batimentos cardíacos". Essas alterações geralmente são causadas por uma deficiência de nutrientes essenciais nas células "elétricas" do miocárdio, resultando em perturbações na geração e transmissão de impulsos elétricos.


Os sintomas mais comuns associados às arritmias cardíacas são a taquicardia (aceleração dos batimentos cardíacos) e a extrassístole (batimento cardíaco extra), muitas vezes acompanhados de sinais característicos como tontura e vertigem. As células do coração têm um metabolismo de energia elevado e as células "elétricas" do miocárdio não são exceção.


Para desempenhar essa função de forma ideal, o organismo precisa de nutrientes essenciais para abastecer as células musculares, entre eles a carnitina, taurina, coenzima Q10, vitamina C, vitaminas do complexo B e os minerais magnésio, cálcio e potássio.


Para saber mais sobre nutrientes celulares essenciais continue acompanhado a série "Perguntas e Respostas da Medicina Celular".


Informação Importante: Procure um médico em caso de problemas de saúde vascular. Não faça uso de produtos naturais sem o aconselhamento de um profissional da saúde integrativa e complementar.

 

No próximo Capítulo: Nutrientes Celulares contra o Câncer.

 

Fonte: Dr. Rath Education Services B.V.

10ª edição revisada - © 2019 Dr. Rath Health Foundation Distribution.


Esta obra, incluindo todas as suas partes, é protegida por direitos autorais. Qualquer utilização fora dos limites estritos da lei de direitos autorais sem o consentimento prévio da editora é expressamente proibida e passível de punição. Isso se aplica, em particular, às cópias, reproduções, traduções, microfilmagem, gravação e processamento em sistemas eletrônicos.


Divulgação: Saúde para Todos Brasil

 

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page