top of page
Barletta

Água Mágica (Parte 2)

Atualizado: 23 de ago. de 2023

Conheça os diferentes tipos de Água encontrados no Brasil e suas propriedades: algumas tóxicas, outras, medicinais...


Pessoas coletando água em garrafa em uma fonte natural
Águas medicinais, você já ouviu falar sobre elas?

Água de torneira, água mineral, água natural, água de mesa, água de nascente, água de bica, água curativa ou medicinal. Você sabia que existem diferenças significativas entre elas? Vamos conhecer algumas...



Diferentes tipos de água


torneira aberta jorrando água sobre a mão de uma pessoa
A água de torneira deve ser evitada para ingestão...

A água tratada da torneira é boa para lavar e limpar. Embora possa ter grande quantidade de cloro e flúor também pode ser utilizada para tomar banho e escovar os dentes. Há quem minimize a presença do cloro colocando filtros antes do chuveiro e da pia do banheiro. A diferença é notável, principalmente nos cabelos, que ficam menos ressecados e quebradiços.


No entanto, como fonte de ingestão, deve ser evitada. A água tratada da torneira contém produtos químicos adicionados nas estações de tratamento em quantidades controversas. Além disso, provavelmente estará contaminada com resíduos químicos da produção agrícola convencional (para saber quanto pesticida tem na água da sua casa veja esse artigo e acesse o link para pesquisar pelo nome da sua cidade).


As substâncias tóxicas dos medicamentos que são excretadas pela urina humana também chegam à torneira da sua residência. Como essas moléculas são muito pequenas acabam passando pelos filtros das estações de tratamento...


Por último, as quantidades de nitratos presentes na água da torneira podem ser pequenas, mas ainda assim são substâncias cancerígenas, ou seja, causadoras de câncer.


O que podemos fazer para melhorar a qualidade da água que consumimos em casa? Leia no final desse artigo.



garrafa de vidro verde, ao fundo rio limpo em região montanhosa
A água mineral tem sabor. A variação depende dos micronutrientes presentes em cada fonte.

Água Mineral. Segundo definição da ANVISA, água mineral "é aquela obtida diretamente de fontes naturais ou por extração de águas subterrâneas (ou seja, poços perfurados para extração de água NT*). É caracterizada pelo conteúdo definido e constante de determinados sais minerais, oligoelementos e outros constituintes considerando as flutuações naturais(1).


A água mineral não apresenta adição artificial de sais minerais.

NT* (Nota do tradutor); (1) Resolução Anvisa - RDC 173 de 13/11/2006



Para saber mais sobre Água Mineral

Água não tem gosto e são todas iguais, certo? Não, errado.

Existem diferentes tipos de água mineral e elas se caracterizam por diversos fatores, um deles é o sabor. Aqui estão algumas das principais características que podem ser consideradas nos sabores das águas minerais:


Doçura - Algumas águas podem ter um sabor doce ou adocicado devido aos minerais dissolvidos naturalmente, como cálcio, magnésio ou potássio.


Acidez - O nível de acidez pode variar nas águas e influenciar o sabor. Algumas águas podem ser ligeiramente ácidas, o que pode ser percebido como um sabor cítrico ou azedo.


Mineralidade - A concentração e a combinação de minerais presentes na água podem afetar significativamente o seu sabor. Alguns minerais podem conferir sabores distintos, como o ferro, que pode dar um sabor metálico.


Frescor - O frescor é uma sensação subjetiva, mas muitas pessoas associam a água de boa qualidade com uma sensação de frescor na boca. Águas com pH neutro ou ligeiramente alcalino podem ser percebidas como mais frescas.


Pureza - Águas com baixa concentração de impurezas ou contaminantes podem ter um sabor mais puro e limpo. A ausência de sabores indesejados, como o de cloro, pode contribuir para a caracterização do sabor.


Textura - A textura da água mineral refere-se à consistência e à forma como ela "preenche" a boca. Algumas águas podem ser descritas como "macias" ou "sedosas", enquanto outras podem ter uma sensação mais pesada, ou mineralizada.


Importante destacar que o gosto da água é subjetivo e pode variar de pessoa para pessoa.

De forma individual, o paladar pode ser mais sensível a certos minerais ou compostos presentes na água, o que faz com que cada um perceba os sabores de forma diferente (2).





Imagem de um copo de água de mesa, sobre a mesa.
Atenção para não confundir água de mesa com água mineral.

Água de Mesa. Ainda segundo a ANVISA, "são águas potáveis de mesa as águas de composição normal provenientes de fontes naturais ou de fontes artificialmente captadas que preencham tão somente as condições de potabilidade para a região".


Essa é uma informação importante para o consumidor para evitar que ele beba água de mesa pensando ser água mineral. Ambas são vendidas em garrafas e podem conter gás. A diferença deve constar no rótulo, informando se a água é mineral ou apenas água de mesa(3). (3) cprm.gov.br


Os 2 tipos de água, Mineral e de Mesa, são encontradas na versão engarrafada sem e com gás, quando é adicionado o dióxido de carbono (CO2). Água com gás não é uma opção considerada saudável por alguns profissionais de saúde, que alegam que o CO2 reduz o nível de pH da água. Níveis de pH mais baixos atraem fungos e todos os tipos de bactérias nocivas, enfraquecendo também o sistema imunológico, segundo eles.


Ao consumir água engarrafada, dê preferência a garrafa de vidro. Garrafas de plástico contêm uma substância tóxica conhecida como Bisfenol A (BPA).

O BPA é um produto químico industrial usado para produzir certos plásticos e resinas desde a década de 1960. Pesquisas científicas mostraram que ele pode passar da garrafa plástica à bebida em seu interior, contaminando assim o líquido.


O BPA tem efeitos nocivos no cérebro e no comportamento. Aumenta a pressão sanguínea e é altamente cancerígeno. Saiba mais sobre os perigos presentes no plástico neste artigo.





registro de saída de um poço artesiano
Tecnicamente, água natural é aquela obtida por extração subterrânea, como a de poços artesianos.

Água Natural. De acordo com a Resolução Anvisa (RDC 173 de 13/11/2006) a água natural é obtida diretamente de fontes naturais ou por extração de águas subterrâneas. É caracterizada pelo conteúdo definido e constante de determinados sais minerais, oligoelementos e outros constituintes, em níveis inferiores aos mínimos estabelecidos para a água mineral. O conteúdo dos constituintes pode ter flutuações naturais.


A água Natural também não apresenta adição artificial de sais, tendo como principal diferença, por exemplo, a quantidade de sais (que é maior nas águas minerais) ou a temperatura da água na fonte (que é maior do que 25 graus centígrados nas águas minerais). Águas minerais possuem composição química ou propriedades físicas ou físico-químicas distintas das águas naturais(2). (2) Resolução Anvisa - RDC 173 de 13/11/2006





foto de uma nascente de água em meio à natureza
Nascentes de água limpa são preciosidades cada vez mais raras...

Água de Nascente. Também conhecida como mina d’água, fio d’água e olho d’água, nascente é o afloramento do lençol freático, que vai dar origem a uma fonte de água de acúmulo (represa), ou cursos de água(4) como pequenos riachos. É o ponto onde a água jorra através da superfície do solo. Quanto mais longe das áreas urbanas, maior a probabilidade da nascente oferecer água limpa. (4) Campanha cerrado


As nascentes deveriam ser preservadas como patrimônio do planeta por sua máxima importância para a saúde de todos os seres vivos. Além disso, a raridade de uma mina d'água é incrivelmente poética...


"Haverá ainda, no mundo, coisas tão simples e tão puras como a água bebida na concha das mãos?". (Mario Quintana)



foto de uma bica d'água simples
Bica d'água. Em regiões urbanas, infelizmente, pode apresentar risco à saúde.

Água de Bica. A água de bica proveniente de nascentes subterrâneas é muito procurada pela população e, no passado, foi utilizada para diversos fins. Trata-se de uma pequena queda d'água despejada, geralmente, por um cano.


Antigamente era comum ver mulheres lavando roupas nas bicas e crianças brincando ao redor delas. No início do século XX, quando em muitas cidades ainda não havia água encanada, os meninos buscavam água em latas na bica para vender nas casas.


Ainda hoje as bicas estão em toda a parte, mas nem sempre são potáveis e adequadas ao consumo. Alguns pontos geram risco à saúde, e muitas vezes não existe nenhum sinal ou orientação alertando para a não ingestão.


Se a "água de bica" for de uma região montanhosa terá mais chance de ser limpa. No entanto, próxima de áreas urbanas, poderá estar comprometida pela presença de coliformes fecais, nitratos e outros resíduos químicos de várias fontes contaminantes.


É uma triste realidade. Um problema que nos recusamos a enxergar...




foto de uma folha orvalhada sobre uma fonte de água
Afinal, qual o conceito de água medicinal ou curativa?

Água Curativa, ou, Água Medicinal tem a mais alta qualidade de todas as águas, possuindo efeito terapêutico comprovado. É extremamente rica em minerais e oligoelementos e provém de fontes naturais subterrâneas preservadas. A água curativa é muito benéfica para desintoxicar as células do corpo e para diversos tratamentos de saúde. Eis aqui a água mágica...


Alguns tipos de águas medicinais encontradas no Brasil:

  • Águas termais

  • Águas bicabornatadas

  • Águas ricas em cloretos

  • Águas ricas em magnésio

  • Águas ricas em sódio

  • Águas ferruginosas

  • Águas mineralizadas

  • Águas sulfatadas

  • Águas fluoretadas

  • Águas radioativas



Maneiras de melhorar a água da torneira da sua casa.

Uma opção simples é filtrar a água em 3 etapas, fazendo-a passar primeiro por um filtro convencional de 2 elementos (1 elemento para reter partículas sólidas e outro de carvão ativado e prata coloidal para retirar o cloro).


Na terceira etapa passe-a para um filtro de barro, que vai melhorar o PH e harmonizar a água, deixando-a em um ambiente mais parecido com o natural (saiba mais neste post curtinho do Instagram).

O filtro de barro brasileiro é considerado o melhor do mundo, entenda por que neste post.


Existem outras opções para melhorar o PH da água como, por exemplo, o acréscimo de uma pequeníssima dose de sal integral no filtro de barro. Elementos filtrantes alcalinizadores também são opções recentes disponíveis no mercado brasileiro.


Com relação aos pesticidas e ao flúor presente na água tratada da torneira, ainda não se encontrou uma forma eficaz de removê-los para o consumo. O que se sabe é que países desenvolvidos como a Áustria, Bélgica, Dinamarca, França, Japão e Noruega baniram a fluoretação da água (vide informações aqui).


Outros problemas ligando a fluoretação à incidência de distúrbios graves de saúde culminaram com uma petição internacional assinada por mais de 300 cientistas, químicos, técnicos e ambientalistas de 37 países, que pediram a revisão, esclarecimento e discussão sobre os benefícios e malefícios da adição à água encanada do flúor (leia mais aqui).


Enquanto a solução não chega (por conta da confusão criada pelo lobby dos cartéis químicos) o que podemos fazer para defender a qualidade da água que bebemos?


Consumir alimentos orgânicos é a opção que trata a causa do problema, pois a agricultura orgânica não utiliza agrotóxicos na produção alimentar. Essa é uma forma de cortar o mal pela raiz, praticando escolhas conscientes e conscientizando outras pessoas sobre um problema que atinge ricos e pobres, todos ingerindo água contaminada uma vez que, infelizmente, os resíduos químicos chegam ao lençol freático comprometendo quase toda a água do mundo...


 

No próximo artigo:


  • Equilíbrio Hídrico

  • O papel da água no metabolismo celular

  • O que a sede está nos dizendo?

 

Divulgação: Saúde para Todos Brasil

Apoio: Fundação Dr. Rath

bottom of page