top of page
Barletta

O poder da Água! (Parte 1)

Atualizado: 23 de ago. de 2023

O médico "que chega numa cidade desconhecida deve observar com cuidado a água usada por seus habitantes” (Hipócrates 400 AC).


foto de uma mulher bebendo um copo de água
Você tem certeza de que realmente conhece o poder da água?

As pessoas estão buscando receitas, recomendações, remédios e fórmulas para manter ou recuperar a saúde. Contudo, o básico, o fundamental, o mais importante passa batido...


Ao resumo, em meio as dezenas de pré-ocupações sobre saúde, a maioria de nós não consegue sequer beber água de boa qualidade em quantidade ideal todos os dias...


Se você pudesse viajar para dentro de seu corpo, veria as células "nadando" num mar de líquido extracelular. Somos repletos de água em nosso interior, mas não conseguimos dar importância ao fluxo de reposição, ao movimento da água entrando, sendo processada e saíndo de nós. Nossa relação com a água assemelha-se a lembrança de um sonho da noite passada, temos flashs sobre ele, mas não o conectamos com nossa realidade cotidiana.


Por que damos tão pouca importância a essência da qual somos formados? Talvez Guimarães Rosa explique esse fenômeno:


“A água de boa qualidade é como a saúde ou a liberdade: só tem valor quando acaba.”

João Guimarães Rosa, escritor, diplomata e médico brasileiro.


No passado, quando a conexão entre medicina e natureza era a regra (não a exceção), os médicos usavam diversos recursos naturais nos tratamentos de saúde: ervas, frutas, vegetais, extratos de plantas, banhos de sol e, entre os mais importantes, água utilizada amplamente nos processos de cura.


Figuras históricas como Tales de Mileto, Hipócrates, Asclépio, Hildegarda de Bingen, Galeno e Paracelso afirmaram que os benefícios da água são uma pré-condição para o bem-estar físico e mental. Em 400 AC., Hipócrates chamava a atenção para a relação entre a qualidade da água e a saúde da população. Foi profético quando disse que o médico "que chega numa cidade desconhecida deve observar com cuidado a água usada por seus habitantes”.

foto de uma estátua de hipócrates junto com a frase: "o médico "que chega numa cidade desconhecida deve observar com cuidado a água usada por seus habitantes”
Hipócrates já alertava sobre a importância da água para a saúde da população.

Você conhece a água da sua cidade? Sabe quais os contaminantes presentes nela? Está se hidratando adequadamente? Conhece as alternativas para ter uma água de melhor qualidade em sua casa?


Enfim, o que você realmente sabe sobre o elemento mais precioso do mundo, sem o qual sua vida e sua saúde não seriam possíveis?


Vamos aprender um pouco mais sobre o assunto?


No próximo artigo:

  • Os diferentes tipos de água (da torneira, mineral, natural, de mesa, de nascente, de bica e água medicinal).

  • Os diversos sabores das águas (sim, água tem sabor).

  • Equilíbrio Hídrico.

  • O papel da água no metabolismo celular.

  • O que a sede está nos dizendo?

 

Divulgação: Saúde para Todos Brasil

Apoio: Fundação Dr. Rath



bottom of page