Benefícios da sinergia de micronutrientes contra o câncer de próstata.
Câncer de Próstata e Medicina Celular: Uma abordagem natural
O câncer de próstata é o segundo câncer mais comum entre homens em todo o mundo. É uma preocupação de saúde principalmente para homens com 65 anos de idade ou mais. A próstata é um pequeno órgão em forma de noz que produz fluido seminal, que, por sua vez, contém muitas enzimas, incluindo um antígeno prostático específico (PSA) que contribui para a fluidez do sêmen.
O aumento nos níveis de PSA é um dos principais indicadores de câncer de próstata ou hipertrofia prostática benigna. Embora o rastreamento possa ajudar no diagnóstico precoce do câncer de próstata, as opções de tratamento ainda se limitam à cirurgia, terapia hormonal e radioterapia, com alto custo, efeitos colaterais graves e eficácia limitada.
Uma das principais características do câncer é o crescimento descontrolado e disseminação de células anormais. As células cancerígenas espalham-se degradando a barreira do tecido conjuntivo circundante ao tumor, usando para isso enzimas que digerem o colágeno, as chamadas metaloproteinases de matriz (MMPs).
As MMPs têm sido relacionadas a todos os tipos de câncer, incluindo câncer de próstata, devido à sua capacidade de promover o crescimento, a invasão e a metástase do tumor. No entanto, nenhuma das opções de tratamento convencionais aborda os mecanismos da metástase. Níveis aumentados de MMPs específicos, como MMP-2 e MMP-9, têm sido associados ao câncer de próstata em forma agressiva.
Sabe-se que vários micronutrientes, como vitamina C, extrato de chá verde (especificamente o polifenol EGCG), os aminoácidos lisina e prolina, o selênio, as isoflavonas da soja e compostos vegetais, incluindo o licopeno e a curcumina, são reconhecidos por terem propriedades anticancerígenas.
Pesquisas sobre câncer e micronutrientes
Os cientistas do Instituto de Pesquisa Dr. Rath usaram células cancerígenas da próstata para estudaram os efeitos "in vivo" de várias combinações especificas de micronutrientes contra o crescimento de tumores, secreção de MMPs e outros fatores que favorecem o câncer.
O grupo suplementado com micronutrientes desenvolveu tumores 47% menores do que o grupo controle que não recebeu suplementos. A coloração específica desses tumores mostrou menor capacidade de formar novos vasos sanguíneos (angiogênese) do que o grupo controle. Nossos estudos anteriores "in vitro" também demonstraram que a combinação de micronutrientes é capaz de inibir as enzimas MMP em 100%, fortalecer a estrutura do tecido conjuntivo e ajudar a limitar com eficácia a disseminação de células de câncer de próstata.
A atividade de enzimas que digerem colágeno, como a MMP-9 e o ativador de plasminogênio uroquinase (u-PA), tem sido associadas à agressividade do câncer. Em nossos estudos, também demonstramos que a combinação de micronutrientes é capaz de inibir a secreção das enzimas MMP-9 e u-PA em 100% e, ao mesmo tempo, aumentar a produção de seus inibidores naturais.
Além disso, esses micronutrientes podem fortalecer o tecido conjuntivo, limitando assim a propagação das células cancerígenas da próstata. Nossos estudos mostraram que os micronutrientes funcionam melhor quando usados em combinações sinérgicas do que quando utilizados isoladamente. Algumas outras combinações de micronutrientes, como licopeno e selênio, chá verde e isoflavonas de soja (genisteína), também têm potentes ações anticancerígenas na próstata. O licopeno e o selênio trabalham juntos para inibir o crescimento de células cancerígenas, reduzir o estresse oxidativo e modular as respostas imunes, potencializando seus efeitos protetores. Os polifenóis do chá verde e a genisteína suprimem a inflamação, inibem a proliferação e induzem a apoptose (morte celular) das células do câncer de próstata. A sinergia de micronutrientes, ao contrário da utilização de um nutriente individual ou de um tratamento medicamentoso com drogas, pode afetar simultaneamente vários mecanismos que o câncer usa para dominar o organismo. A estratégia da sinergia de micronutrientes limita a capacidade que o câncer costuma ter de se adaptar e sobrepujar o tratamento convencional, o que costuma acontecer com as abordagens antigas.
Por tudo isso, o tratamento do câncer de próstata também deve incluir a sinergia de micronutrientes como uma possibilidade segura e eficaz para ajudar milhões de homens em todo o mundo.
Acesse os links abaixo e saiba mais sobre abordagens naturais contra o câncer de próstata!
OUTROS ARTIGOS SOBRE CÂNCER DE PROSTATA:
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Divulgação: Saúde para Todos Brasil;
Fonte: Instituto de Pesquisa Dr. Rath.
Original publicado em: https://www.drrathresearch.org/latest-news/item/174-benefits-of-micronutrient-synergy-in-prostate-cancer
Ref: • MW Roomi, et al. Res Comm Mol Path Pharma, 2004
• MW Roomi, et al. In Vivo, 2005
• MW Roomi, et al. Representante da Onco, 2011