top of page
Barletta

02 de Julho - Dia Mundial da Vitamina

Conheça a trajetória dos cientistas que revelaram ao mundo a importância das vitaminas para a saúde humana.


Dr. Linus Pauling e Dr. Matthias Rath juntos
Dr. Linus Pauling e Dr. Matthias Rath trabalharam juntos para revelar ao mundo a importância fundamental da vitamina C.

Embora você possa não saber, as primeiras vitaminas foram descobertas há mais de um século, rendendo inúmeros prêmios Nobel em reconhecimento ao papel essencial que elas desempenham na manutenção da saúde e na prevenção de doenças.


Desde então, centenas de estudos científicos expandiram esse horizonte comprovando a importância das vitaminas para a saúde da humanidade. No entanto, apesar dos estudos sobre os benefícios das vitaminas estarem documentados e devidamente publicados, o grande público permanece alheio a tudo isso.


A comemoração anual do dia 2 de julho como o "Dia Mundial da Vitamina" quer corrigir essa omissão, tornando público em todo mundo as pesquisas e estudos que evidenciam o papel dos micronutrientes essenciais, garantindo o livre acesso ao conhecimento científico sobre eles, na defesa da saúde como um direito humano.


Um total de treze vitaminas essenciais já foram descobertas: vitamina A (retinol), vitamina B1 (tiamina), vitamina B2 (riboflavina), vitamina B3 (niacina), vitamina B5 (ácido pantotênico), vitamina B6 (piridoxina), vitamina B7 (biotina), vitamina B9 (folato), vitamina B12 (cobalamina), vitamina C (ascorbato), vitamina D (calciferol), vitamina E (tocoferóis e tocotrienóis) e vitamina K (filoquinona e menaquinonas).


Algumas fontes incluem nessa lista o micronutriente essencial colina, como a décima quarta vitamina. No entanto, não há um consenso universal sobre isso. O que se sabe é que as vitaminas são realmente importantes para a manutenção da saúde.


Dia Mundia da Vitamina Erradicar doenças cardiovasculares com vitamina C


Entre o público em geral, a "vitamina C" é, sem dúvida, a mais conhecida de todas as vitaminas.


Descoberta pelo cientista húngaro Albert Szent-Györgyi, premiado com o Nobel em 1937, tornou-se popular como terapia para combater o resfriado comum pelo duas vezes ganhador do Prêmio Nobel Linus Pauling, na década de 1970.


Dr. Pauling tornou-se um dos primeiros defensores do uso de altas doses de vitamina C no tratamento do câncer. Posteriormente, a colaboração do Dr. Matthias Rath sobre o uso da vitamina C na prevenção de doenças cardiovasculares elevou seu papel a um nível transformador.


Uma série de artigos científicos importantes publicados em coautoria por Pauling e Matthias Rath, no início dos anos 90, trouxe à tona a descoberta científica revolucionária de que a principal causa de doença cardiovascular em humanos seria a deficiência de vitamina C.


Segundo esses artigos, garantir uma ingestão diária ideal de vitamina C poderia, em última análise, abrir caminho para a abolição das doenças cardiovasculares humanas como causa de morte.


Finalmente, em um estudo publicado em 2015, cientistas do Instituto de Pesquisa Dr. Rath provaram definitivamente que a doença cardiovascular é essencialmente uma forma inicial do escorbuto, doença causada pela deficiência de vitamina C.


Um movimento crescente de conscientização mundial sobre tais descobertas científicas levou a população global a presenciar o declínio significativo da mortalidade cardiovascular nas últimas décadas.


Todo esse desenvolvimento abre portas para a possibilidade iminente de, nos próximos anos, conseguirmos alcançar a erradicação das doenças cardiovasculares ou, pelo menos, sua quase erradicação.


No entanto, atingir uma meta tão grandiosa é um desafio tanto científico quanto político. Reduzir a influência dos "negócios farmacêuticos com doenças" e seu trilionário mercado globalizado será vital. Também será fundamental conscientizar os políticos imparciais sobre os fatos que comprovam a segurança, eficiência e acessibildade que as vitaminas proporcionam à economia e à saúde mundial.


Por favor, apoie o dia 2 de julho como o "Dia Mundial da Vitamina" em prol da saúde como um direito humano. Compartilhe essa importante campanha com seus seguidores nas redes sociais através da hashtag #WorldVitaminDay.


 






Comentarios


Los comentarios se han desactivado.
bottom of page