top of page
Barletta

Polifenóis: Delícias que curam...

Conheça a eficácia anticancerígena dos polifenóis e suas combinações




Os polifenóis, encontrados em abundância em plantas e frutos, exibem muitas propriedades anticarcinogênicas, incluindo efeitos inibitórios na proliferação de células cancerígenas, crescimento tumoral, angiogênese, metástase e inflamação, além de induzir a apoptose.


Além disso os polifenóis podem modular a resposta do sistema imunológico e proteger as células normais contra os danos dos radicais livres. A maioria das investigações sobre os mecanismos anticancerígenos dos polifenóis foi realizada com compostos individuais. No entanto, vários estudos, incluindo o nosso, indicaram que a eficácia anticancerígena e o escopo de ação podem ser aprimorados combinando-os sinergicamente com compostos quimicamente semelhantes ou diferentes. Enquanto a maioria dos estudos investigou os efeitos anticancerígenos de combinações de dois ou três compostos, usamos misturas mais abrangentes de polifenóis específicos e misturas de polifenóis com vitaminas.


A mistura contendo quercetina, curcumina, chá verde, cruciferex e resveratrol (PB) demonstrou inibição significativa do crescimento do carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço, apontando parâmetros importantes para a prevenção do câncer.


Uma combinação de polifenóis (quercetina e extrato de chá verde) com vitamina C, aminoácidos e outros micronutrientes (EPQ) demonstrou supressão significativa de crescimento tumoral ovariano e metástase pulmonar.


A mistura EPQ sem quercetina (NM) também mostrou potente atividade anticancerígena 'in vivo' e 'in vitro' em algumas dezenas de linhagens de células cancerígenas, inibindo o crescimento tumoral e metástases, invasão, angiogênese, crescimento celular e induzindo à apoptose.


A presença de vitamina C, aminoácidos e outros micronutrientes pode aumentar o efeito inibitório do galato de epigalocatequina (EGCG) na secreção de MMPs. Além disso, o enriquecimento de NM com quercetina (mistura EPQ) aumentou a atividade anticancerígena de NM in vivo.


Em conclusão, os polifenóis, especialmente em combinação com micronutrientes, tem eficácia anticancerígena. (*1: vide artigo na íntegra).



 

Referências:


Título: Eficácia anticancerígena de polifenóis e suas combinações

Palavras-chave: polifenóis, crescimento tumoral, metástase, invasão de Matrigel

Aleksandra Niedzwiecki, Mohd Waheed Roomi, Tatiana Kalinovsky, Matthias Rath

Dr. Rath Research Institute, 1260 Memorex Drive, Santa Clara, CA 95050 Nutrients 2016, 8, 552; DOI: 10.3390/nu8090552

Baixe o estudo na íntegra em inglês em PDF (clicando aqui)

 

bottom of page