Combinação de polifenóis com vitaminas, aminoácidos e outros micronutrientes pode ser efetiva em mais de 50 tipos de câncer. Fonte: Instituto de Pesquisa Científica Dr. Rath
Polifenóis, também chamados de fitonutrientes, são compostos nutritivos presentes em vários vegetais. Eles ajudam a proteger as plantas contra insetos, doenças, poluentes e danos causados pelos raios ultravioleta. Uma vez presentes na alimentação humana, os polifenóis tem papel importante na manutenção da saúde. Entre os mais pesquisados estão a quercetina, curcumina, extrato de chá verde e resveratrol, cuja ação natural traz muitos benefícios para a saúde do organismo.
Os polifenóis ajudam a melhorar o sistema imunológico, têm propriedades antioxidantes e anticancerígenas. Atualmente, a maioria das pesquisas sobre os mecanismos anticancerígenos desses fitonutrientes é realizada usando polifenóis isoladamente. No entanto, devido à sua baixa biodisponibilidade, os polifenóis usados individualmente não são tão eficazes quanto uma combinação sinérgica entre eles. Para entender melhor o princípio de "SINERGIA" leia o seguinte artigo de nosso blog: A importância do princípio da SINERGIA entre Vitaminas e Minerais.
Nosso trabalho no Instituto de Pesquisa Dr. Rath concentra-se na ação sinérgica dos nutrientes. De acordo com nossa pesquisa, combinações de polifenóis e outros micronutrientes ajudam a reduzir a quantidade dos componentes individuais enquanto aumenta a qualidade e a eficácia da fórmula.
Nossos cientistas publicaram um capítulo abrangente no Livro "Nutrientes" incluindo os resultados de nossos estudos "in vivo" e "in vitro", testando as propriedades anticancerígenas de uma combinação específica de polifenóis (*). A combinação de polifenóis usada em nosso estudo incluiu quercetina, extrato de chá verde, extrato de raiz de açafrão (curcumina) e extratos de diferentes vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor, repolho e cenoura. Os resultados do estudo mostram que a combinação de polifenóis foi mais eficaz na inibição do crescimento do câncer por afetar várias vias metabólicas envolvidas na carcinogênese, ao contrário do que acontece quando os fenóis são utilizados isoladamente.
Estudamos a eficácia dessa combinação em células de carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço tanto "in vitro" quanto "in vivo". Os resultados mostraram que essa combinação foi eficaz na inibição do crescimento de células cancerígenas, interrompendo também sua migração, inibindo as enzimas metaloproteinases de matriz (MMP).
Além disso, os estudos "in vivo" mostraram que a combinação de polifenóis pode reduzir o crescimento de tumores em 68%. Efeitos semelhantes foram observados em células de fibrossarcoma e melanoma, ambos cânceres altamente agressivos. O fibrossarcoma é um câncer da parte fibrosa do tecido conjuntivo e se desenvolve principalmente nos ossos e nos músculos circundantes. A combinação sinérgica de polifenóis inibiu o crescimento de células de fibrossarcoma e melanoma entre 60 a 80%.
Também usamos uma combinação de polifenóis de extrato de chá verde junto com uma combinação de vitaminas, aminoácidos e outros micronutrientes em mais de 50 tipos de câncer diferentes. Essa abordagem multidirecionada raramente é usada na pesquisa contra o câncer.
Nossos estudos provaram que essa combinação de multinutrientes pode, efetivamente: retardar o crescimento do tumor sem danificar as células saudáveis; impedir a propagação do câncer bloqueando as enzimas MMP; interromper a degradação do tecido de colágeno e fortalecê-lo; diminuir o suprimento de sangue para um tumor (angiogênese).
Nossa combinação sinérgica de micronutrientes e polifenóis mostrou-se eficaz em todas as etapas da progressão do câncer.
Os resultados dos tratamentos medicamentosos contra o câncer não têm sido satisfatórios por estarem associados a efeitos colaterais perigosos, principalmente quando atacam as células saudáveis, como no caso da quimioterapia. Nossos resultados de pesquisa mostram que o uso de uma combinação de polifenóis e micronutrientes interrompe o crescimento e a disseminação do câncer no organismo, fortalecendo também o tecido conjuntivo que é a barreira natural de proteção das células.
Referências:
Artigo original publicado em: https://drrathresearch.org/latest-news/item/85-the-anticancer-effects-of-polyphenols-part-2