top of page
Barletta

Nutrientes essenciais para ter uma pele saudável.

Pele: espelho da nossa Saúde...

A vitamina C, juntamente com a lisina e a prolina, são essenciais para a produção de colágeno saudável.
A vitamina C, juntamente com a lisina e a prolina, são essenciais para a produção natural de colágeno pelo organismo.

A pele não é apenas o maior órgão do corpo humano com aproximadamente 6 metros quadrados de superfície, mas também um espelho da nossa saúde. Nossa pele é a primeira barreira que nos protege contra patógenos e poluentes. Tem um papel crítico na regulação da temperatura corporal e na eliminação de muitos resíduos metabólicos. A aparência da pele pode nos dizer sobre a exposição excessiva à luz solar ou poluentes ambientais. Reflete nosso nível de estresse, falta de sono, se estamos desidratados ou consumimos muita cafeína, açúcar, álcool ou fumaça de cigarro.


A pele pode indicar problemas com as funções dos sistemas digestivo, cardiovascular e nervoso, bem como desequilíbrios hormonais e condições inflamatórias. A maioria de nós está preocupada com a aparência da pele por razões estéticas, mas alguns problemas de pele, incluindo pele oleosa ou seca, acne, rugas ou manchas de idade são indicativos de saúde precária da pele e dos órgãos internos.

Uma boa saúde começa com o aprendizado que produz conhecimento e se queremos cuidar bem da nossa pele é importante saber mais sobre esse órgão. A pele é composta por três camadas principais. A epiderme, a camada mais externa, contém queratina e melanina para nos fortalecer e nos proteger dos raios solares agressivos.


A derme, a segunda camada, é enriquecida com vasos sanguíneos, nervos e fibras colágenas essenciais para a nutrição, oxigenação, firmeza e elasticidade da pele.


A camada inferior, a hipoderme, contém células de gordura para manter a temperatura corporal. A camada epidérmica não contém vasos sanguíneos e, portanto, depende de nutrientes fornecidos pela derme. No entanto, rugas, manchas da idade e outras alterações indesejadas são visíveis primeiro na epiderme. Isso nos diz que, além de uma boa alimentação e da suplementação oral, a aplicação tópica de nutrientes é uma maneira eficaz de fornecer nutrientes diretamente a essa camada da pele.

A firmeza e elasticidade da pele dependem de seus principais componentes: colágeno e elastina. Portanto, a redução da produção e o aumento da destruição de colágeno e elastina aceleram os sintomas do envelhecimento.


A pele saudável também precisa de uma produção ideal de glicosaminoglicanos e ácido hialurônico presentes na substância fundamental que liga as células dérmicas e epidérmicas da pele. O baixo teor de ácido hialurônico prejudica a hidratação da pele, sua estrutura e elasticidade e a capacidade de se reparar. A diminuição relacionada à idade na produção do hormônio do crescimento é refletida pela pele opaca devido à diminuição da produção de novas células e ao acúmulo de células mortas nas camadas da pele. Isso também aumenta a pigmentação da melanina, que se acumula em pequenas bolsas na pele, aparecendo como manchas marrons ou “manchas solares”.

Podemos cuidar da nossa pele de formas naturais. A vitamina C, juntamente com os aminoácidos lisina e a prolina, são essenciais para a produção natural de colágeno pelo organismo. Associados com a vitamina E, podem reduzir os danos causados pelos radicais livres. A própria vitamina C ajuda a reduzir o estresse oxidativo, melhorando os danos à pele causados ​​pelos raios UV, por inflamações e diminuindo ainda os riscos de surgimento de melanoma.


Além disso, a aplicação tópica de vitamina C pode fortalecer a barreira imunológica da pele com efeitos anti-histamínicos que ajudam a reduzir a coceira e outras queixas de condições alérgicas na pele. Pesquisas mostram que a pele responde bem à aplicação tópica de certos nutrientes. Estes incluem óleo de jojoba, aloe vera (babosa), gerânio e extratos de dente-de-leão, entre outros que nutrem a pele e têm propriedades antioxidantes, tornando-a mais jovem e saudável. Embora a alimentação saudável seja fundamental para manter a saúde da pele, a aplicação tópica de compostos naturais específicos pode fornecer suporte extra para uma pele saudável com aparência mais jovem.


 

Referência:


 

Kommentarer


Kommentarer er slået fra.
bottom of page