top of page
Barletta

O Papel Crucial dos Micronutrientes e Fitonutrientes Contra o Câncer

Foto de uma paciente oncológica e uma laranja
Os tratamentos naturais modernos abordam simultaneamente os principais mecanismos do câncer: reduzindo o crescimento das células cancerígenas; induzindo a morte natural das células cancerígenas (apoptose), reduzindo a invasão e contendo a metástase do câncer; diminuindo o crescimento dos vasos sanguíneos que alimentam o tumor (angiogênese).


Abordagens antigas com graves efeitos colaterais


A "Guerra contra o Câncer", declarada pelo Presidente Nixon (EUA) há mais de 5 décadas, ainda está em andamento e o câncer continua sendo uma das maiores causas de morte a nível global. Agências e pesquisas internacionais afirmam que o diagnóstico de câncer pode aumentar em cerca de 75% e que ele continuará sendo uma das principais causas de morbilidade e mortalidade em todas as regiões do mundo até o ano de 2030.


Embora se tenha mais conhecimento sobre o desenvolvimento e a progressão do câncer, a antiga forma de tratamento (trio padrão: cirurgia, quimioterapia e radioterapia) ainda não mudou.


Muitos dos medicamentos de quimioterapia são rotulados como carcinógenos, no entanto, eles ainda são a base do tratamento. Cada um dos tratamentos atuais está associado a riscos à saúde e efeitos colaterais inerentes, no entanto, todos permanecem como parte da terapia padrão contra o câncer.


Os medicamentos de quimioterapia matam as células que se multiplicam rapidamente, atacando não apenas as células cancerígenas, mas também as células saudáveis do corpo (ex.: folículos capilares, células sanguíneas, células do revestimento intestinal). Devido a essa morte indiscriminada de todas as células, os medicamentos quimioterápicos causam danos generalizados ao corpo. Quando uma célula morre como resultado da quimioterapia, seus restos, chamados de detritos celulares, também podem ser perigosos. Eles podem induzir a inflamações, que por sua vez podem desencadear outros cânceres e vários problemas de saúde.


Em um dos estudos realizados no Instituto de Pesquisa Dr. Rath, dois testes foram feitos, um com um grupo de células expostas ao câncer de mama juntamente com detritos celulares gerados por medicamento quimioterápico, e outro com um grupo de células expostas apenas ao câncer de mama. Os resultados indicaram que o grupo de células que recebeu detritos celulares após o medicamento, apresentou crescimento tumoral significativamente mais pronunciado e marcadores inflamatórios agravados (TNF-alfa, IL-1) em comparação ao grupo exposto apenas às células de câncer de mama.



Inovações naturais na Prevenção e Tratamento

Fortalecendo o Tecido Conjuntivo contra Metástases


O Instituto de Pesquisa Dr. Rath foi pioneiro em novas maneiras de entender e combater o câncer. Em nossa pesquisa, nos concentramos em conter a propagação do câncer (metástase).


É a metástase, e não o tumor primário, a responsável por mais de 90% das mortes por câncer. Nossa abordagem centra-se na importância de um tecido conjuntivo forte e saudável para conter a agressividade do câncer, formando uma barreira natural que impede que as células malignas se espalhem pelo corpo.


Os principais responsáveis pela destruição do tecido conjuntivo, e a consequente propagação do câncer através do organismo, são as enzimas secretadas pelas células cancerígenas, chamadas MMPs (metaloproteinases da matriz). Nossa pesquisa mostrou que bloquear enzimas MMP por meio de nutrientes essenciais e fitonutrientes tem um impacto significativo no fortalecimento e no aumento da integridade do tecido conjuntivo, o que é importante para conter a disseminação das células cancerígenas.


Demonstramos que uma combinação sinérgica de nutrientes específicos (vitamina C, lisina, prolina, extrato de chá verde, entre outros) pode afetar simultaneamente os principais mecanismos do câncer: reduzindo o crescimento das células cancerígenas; induzindo a morte natural das células cancerígenas (apoptose), reduzindo a invasão e metástase do câncer; diminuindo o crescimento dos vasos sanguíneos que alimentam o tumor (angiogênese).


Nossos cientistas confirmaram a eficácia da combinação sinérgica de nutrientes em mais de 60 tipos de células cancerígenas. Obtivemos resultados semelhantes usando uma combinação de fitonutrientes (extrato de chá verde, curcumina, resveratrol, quercetina e uma mistura de extratos de vegetais crucíferos, como repolho, couve-flor, cenoura e brócolis) em múltiplas linhagens de células de câncer.


Nossos resultados científicos indicam que a vitamina C em combinação com outros compostos naturais tem um potencial real na defesa natural contra o câncer.


Saiba mais sobre alimentos anticancerígenos:


 

Aviso legal: As informações contidas neste artigo não tem a intenção de diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença, destinando-se exclusivamente para fins de pesquisa. Essas informações não substituem o aconselhamento médico nem o atendimento de profissionais médicos credenciados. Consulte profissionais de saúde da medicina integrativa ou complementar credenciados antes de fazer qualquer alteração no tratamento convencional do câncer, levando em consideração que os resultados podem variar de paciente para paciente. O Instituto de Pesquisa Dr. Rath não está envolvido na prática de cuidados de saúde, na prestação de serviços sobre cuidados de saúde, nem na prestação de consultoria ou aconselhamento sobre serviços de saúde. Não nos responsabilizamos por quaisquer danos ou prejuízos decorrentes do uso das informações contidas nesse artigo realizados sem acompanhamento de profissionais de saúde devidamente qualificados.

 

Divulgação: Saúde para Todos Brasil 



Comentarios


bottom of page