Estilo de vida saudável e suplementação de alta qualidade podem liberar todo o potencial do cérebro preservando seu bem-estar cognitivo.
O cérebro é uma estrutura maravilhosamente complexa que depende de bons hábitos e uma ótima nutrição para se desenvolver, produzir energia, sintetizar neurotransmissores e manter o equilíbrio do organismo. Ele precisa de nutrientes para sintetizar e regular vários hormônios, produzir e reparar sinapses nervosas (a conexão entre dois neurônios) e a bainha de mielina (a cobertura protetora ao redor dos neurônios). O cérebro também precisa de uma barreira hematoencefálica saudável que controle a passagem de substâncias entre si e a corrente sanguínea.
Energia cerebral: Nosso cérebro é um órgão de alto desempenho que precisa constantemente de energia. O aminoácido L-carnitina e a coenzima Q-10 são especificamente importantes para a produção de bioenergia mitocondrial nas células sendo essenciais para o funcionamento ideal do cérebro.
A CoQ10 está presente em alimentos como peixes oleosos como truta, salmão e cavala, carnes orgânicas e amendoim, sementes de gergelim, soja e espinafre. No entanto, as fontes alimentares constituem apenas 25% do nível de CoQ10 no plasma. Sua síntese interna requer vitaminas do grupo B (especificamente B5 e B6) e gorduras saudáveis para a absorção adequada de CoQ10. A deficiência de vitaminas B comumente observada em pessoas com mais de 50 anos é uma das causas da produção prejudicada de CoQ10. Portanto, a suplementação com complexo B, bem como com a própria CoQ10, torna-se uma necessidade à medida que as pessoas envelhecem. Embora não exista uma dose diária recomendada (DDR) específica estabelecida para CoQ10, estão disponíveis suplementos que variam entre 90 e 200 mg, sendo que certas condições de saúde podem exigir doses mais elevadas*. (*Consulte sempre um profissional de saúde para determinar níveis adequados de micronutrientes para condições de saúde específicas).
Neurogênese e neuroproteção: O cérebro é suscetível a danos oxidativos devido ao seu alto consumo de oxigênio e conteúdo lipídico. Antioxidantes como as vitaminas C e E, o zinco, o cobre, o selênio e os polifenóis protegem os neurônios contra danos oxidativos e doenças neurodegenerativas. Micronutrientes como as vitaminas do complexo B, ácidos graxos ômega-3 e determinados minerais apoiam a neurogênese (a criação de novos neurônios) fortalecendo as conexões sinápticas (plasticidade sináptica). Esses processos são essenciais para o aprendizado, a memória e a função cognitiva adaptativa.
Memória: A memória é uma função cognitiva complexa que depende da otimização dos neurotransmissores, da produção de energia, da comunicação neural e da resistência ao estresse oxidativo. Uma dieta bem equilibrada garante que a memória permaneça aguçada e estável.
Adaptação ao estresse: Plantas como o ginseng americano e a Rhodiola rosea são adaptogênicos conhecidos que ajudam o corpo a se adaptar ao estresse oxidativo e a outros fatores de estresse, melhorando potencialmente a função cognitiva e a memória. O aminoácido L-carnitina e a coenzima Q-10 também oferecem proteção antioxidante para manter o cérebro resistente a outros fatores de estresse. Além disso, os medicamentos tradicionais ayurvédicos contendo as ervas Gotu kola e Bacopa monnieri, conhecidos por suas propriedades neuroprotetoras, ajudam a manter a mente vigorosa.
Equilíbrio dos neurotransmissores: Os neurotransmissores, incluindo a serotonina, a dopamina e o GABA (ácido gama-aminobutírico), transmitem sinais entre os neurônios e influenciam o humor, a motivação, o foco e a função cognitiva. Nutrientes como aminoácidos, vitaminas do grupo B e minerais são essenciais para a síntese desses neurotransmissores. A teanina, encontrada nas folhas de chá, também pode ajudar a estabilizar o humor, equilibrando os neurotransmissores dopamina e serotonina.
Mielina protetora: A mielina forma uma bainha protetora ao redor das fibras nervosas, essencial para a transmissão rápida e eficiente dos sinais. A vitamina B12, o folato e os ácidos graxos são essenciais para a formação e a manutenção da mielina.
Integridade da barreira hematoencefálica: Uma barreira hematoencefálica saudável mantém as toxinas prejudiciais e os agentes inflamatórios afastados. A inflamação crônica está ligada ao declínio cognitivo e a vários distúrbios neurológicos. Certos nutrientes, inclusive a vitamina C, a rosa mosqueta (uma rica fonte de vitamina C) e a Bacopa monnieri são potentes agentes anti-inflamatórios e antioxidantes.
Equilíbrio hormonal e bom humor: Certas vitaminas do complexo B, folato e vitamina D são essenciais para o equilíbrio hormonal, a regulação do humor e a manutenção da saúde cognitiva. As propriedades calmantes da palha de aveia e da teanina podem ajudar a combater os impactos relacionados ao estresse no cérebro.
Os efeitos individuais desses compostos nutricionais tem maior efeito para a saúde quando trabalham juntos, como instrumentos em uma orquestra, ao que chamamos princípio de sinergia. Seu cérebro é um bem muito valioso e merece os melhores cuidados através de um estilo de vida saudável com alimentação e suplementação de alto teor nutricional. Conheça os produtos Dr. Rath, criado por um instituto de pesquisa que é líder mundial no desenvolvimento de suplementos alimentares sinérgicos de alta qualidade, com base científica e compromisso humanitário com a saúde.
Divulgação: Saúde para Todos Brasil.
Fonte: Instituto de Pesquisa Dr. Rath.