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Barletta

Efeitos Protetores dos Fitonutrientes:

Atualizado: 28 de jul. de 2022

Vegetais crucíferos

Vegetais crucíferos são ricos em fibras alimentares, vitaminas e minerais.
Vegetais crucíferos são ricos em minerais e vitaminas, incluindo potássio, cálcio, selênio, ferro, vitaminas A e C.


Pessoas saudáveis ​​​​devem consumir porções de frutas e vegetais diariamente, especialmente recomendados são frutas e vegetais coloridos, ricos em vitaminas e vários fitonutrientes.


No entanto, há uma grande discrepância entre as recomendações diárias e o consumo real. Nos EUA, apenas cerca de 20% das pessoas consomem quantidades diárias ideais de frutas e vegetais. Na Europa, a OMS estima que o consumo de frutas e hortaliças seja inferior a 400 g por dia em mais da metade dos países e inferior a 300 g por dia na maioria dos outros (*1). Essas estimativas geralmente incluem vegetais contidos em alimentos processados. Comer frutas e vegetais traz importantes benefícios para a saúde e está associado a uma diminuição do risco de várias doenças crônicas, incluindo doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e hipertensão.


Vegetais crucíferos como brócolis, repolho, couve-flor, acelga, couve, mostarda e nabos são ricos em fibras alimentares, vitaminas e minerais, incluindo potássio, cálcio, selênio, ferro, vitaminas A e C, entre outros compostos fitoquímicos. Por exemplo, os carotenóides presentes nas cenouras são fitoquímicos poderosos com fortes propriedades antioxidantes importantes para a saúde da pele, olhos e proteção cardiovascular. Deve-se notar que os compostos ativos dos vegetais crucíferos são liberados durante sua preparação (cortar, ralar, etc.) e a maior parte de seu valor nutritivo é perdido se a técnica usada no preparo for o cozimento.


As propriedades antioxidantes, a capacidade de inibir o crescimento tumoral, induzir a apoptose e promover a desintoxicação de pró-carcinógenos são alguns dos mecanismos pelos quais os extratos vegetais crucíferos fornecem proteção contra o câncer. De fato, a alta ingestão desses vegetais tem sido associada a um menor risco de câncer, incluindo câncer de cólon, pulmão e pâncreas, bem como câncer de mama e próstata dependente de hormônios.


O sabor um tanto acentuado e pungente associado aos vegetais crucíferos é devido a um composto de enxofre chamado glucosinolato. O sulforafano, também presente nos crucíferos, é um dos componentes mais estudados devido à sua atividade antioxidante e anticancerígena. Estudos relatam que pode reduzir o crescimento de células cancerígenas e induzi-las à morte em pacientes com leucemia (*2).


Nosso instituto de pesquisa realizou estudos sobre o câncer usando uma combinação de extratos de vários vegetais crucíferos como repolho, couve-flor, brócolis e cenoura, e outros compostos derivados de plantas como quercetina, curcumina, resveratrol e chá verde. Sabe-se que o melanoma é um câncer extremamente agressivo. Em um dos estudos (*3) usando células de melanoma, observamos que a combinação de fitonutrientes foi capaz de inibir o crescimento das células de melanoma em 80%, em concentrações muito baixas de 25µg/ml, também induzindo as células cancerígenas à morte (apoptose). Essa combinação também bloqueou completamente as enzimas da metaloproteinase da matriz (MMP), que facilitam a disseminação (metástase) do melanoma e outros cânceres para órgãos vitais como fígado, pulmões, ossos e cérebro. Mais estudos com esta combinação de nutrientes estarão disponíveis em breve.


Além das fortes ações anticancerígenas, os compostos fitoquímicos dos vegetais crucíferos estão sendo explorados por seus benefícios na neuropatia diabética, doença de Alzheimer, Parkinson e lesão cerebral. Considerando seus fortes efeitos anticancerígenos, antioxidantes e anti-inflamatórios, todos os vegetais crucíferos coloridos devem fazer parte de nossa dieta diária.


 

Referências


(*1). Revisão EUFIC 01/2012

(*2). Suppipat K, et ai., PLoS One. 2012;7(12):e51251.

(*3). MW Roomi, et al., Proceedings of the 102nd Annual Meeting of the AACR, Vol 52, Abstract #1503, page 361


 

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