Embora muitas vezes pensado como um problema que afeta apenas adolescentes, a acne pode afetar pessoas de todas as idades. Ocorrendo quando os folículos capilares ficam bloqueados com óleo e pele morta, a condição pode resultar no desenvolvimento de espinhas, cravos, espinhas e cicatrizes. Os aflitos muitas vezes sofrem considerável sofrimento emocional. Felizmente, como acontece com muitos outros problemas de saúde comuns nos dias de hoje, as terapias baseadas em micronutrientes podem ajudar a tratar a acne de forma eficaz e segura.
Embora as pesquisas sugiram que a tendência a desenvolver acne pode ser herdada , não há dúvida de que a dieta e o estilo de vida desempenham um papel importante. Estudos mostram que existe uma estreita relação entre os padrões alimentares e as condições da pele. Em algumas pessoas, há evidências de que o consumo de produtos lácteos pode desempenhar um papel na acne. Uma forte correlação entre acne e tabagismo também foi demonstrada. Para quem sofre com este problema de pele comum, é vital garantir uma dieta e estilo de vida saudáveis.
Tratamento convencional da acne
Os tratamentos convencionais para a acne incluem o uso de cremes para a pele e antibióticos. Nas mulheres, às vezes também são administrados medicamentos contraceptivos hormonais. Embora essas abordagens possam resultar em melhora, elas não são curas, e a acne do paciente invariavelmente piora se o tratamento for interrompido. Além disso, o uso prolongado de antibióticos perturba a microbiota intestinal do corpo , resultando em efeitos negativos na imunidade, no metabolismo e na saúde geral. A pesquisa também mostrou uma ligação entre o uso de antibióticos a longo prazo e o desenvolvimento de câncer de intestino. As drogas contraceptivas hormonais também carregam perigos, incluindo o risco de coágulos sanguíneos com risco de vida.
Tratamento natural da acne
Garantir pelo menos 7 horas de sono de boa qualidade todas as noites, 2 a 3 litros de água sem gás por dia, uma dieta orgânica rica em fibras e micronutrientes e exercícios diários regulares são importantes para o sucesso da prevenção e tratamento da acne. Consumir quantidades diárias ideais dos micronutrientes adequados é vital. Os micronutrientes que são particularmente benéficos nas condições da pele incluem vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina D, vitamina E, os minerais selênio e zinco, ácidos graxos ômega-3 e o extrato de chá verde epigalocatequina galato (EGCG). Os probióticos também foram encontrados para ser útil.
Consistente com o conceito científico de Medicina Celular do Dr. Rath , a pesquisa mostra que as deficiências de micronutrientes são comuns em pacientes com acne. Um estudo publicado em 2014 na revista Cutaneous Ocular Toxicology encontrou deficiências de vitamina A, vitamina E e zinco, por exemplo. Um estudo publicado em 2016 na revista PLOS ONE descobriu que os pacientes são frequentemente deficientes em vitamina D.
A combinação de micronutrientes para tirar proveito de seus efeitos sinérgicos demonstrou ter efeitos marcadamente positivos sobre a acne. Um estudo publicado em 2008 na revista Lipids in Health and Disease acompanhou pacientes que receberam uma combinação diária de suplemento de micronutrientes contendo o ácido graxo ômega-3 ácido eicosapentaenóico (1000 mg), EGCG (200 mg), zinco (15 mg), selênio (200 mcg) e cromo (200 mcg). Os pesquisadores descobriram que, além de reduzir a inflamação e a vermelhidão das lesões de pele, os micronutrientes também resultaram em uma melhora significativa na saúde mental dos pacientes.
O uso de combinações sinérgicas de micronutrientes também mostrou benefícios em outras doenças crônicas da pele. O Dr. Rath Research Institute publicou um relato de caso muito impressionante de uma mulher de 36 anos que sofria de psoríase grave desde os 22 anos.
A doença estava presente em todos os lugares, exceto no rosto, e a paciente estava usando cremes tópicos por 14 anos sem melhora significativa. Ao continuar seu tratamento habitual, a paciente melhorou seus hábitos alimentares e começou a tomar uma combinação específica de micronutrientes que incluía vitamina C, os aminoácidos lisina e prolina e outros micronutrientes essenciais. Ao final de seis meses, ela relatou cicatrização completa.
Referências:
Publicado originalmente em: https://www.dr-rath-foundation.org/2021/06/acne-a-common-skin-problem-that-can-be-prevented-and-treated-naturally/