top of page
Barletta

A Importância dos Micronutrientes para os Cabelos

Conheça mais um motivo para incluir combinações de vitaminas em sua dieta.


Mulher branca e loira de olho azul sorrindo
É possível cuidar dos cabelos usando micronutrientes?

Embora em nossa sociedade a importância cosmética tenha ganhado relevância, o cabelo também tem funções importantes para a saúde, entre elas a de regular a temperatura do corpo, facilitando a evaporação do suor em climas quentes ou criando isolamento adicional para fechar os poros da pele em climas frios.


O que é o cabelo e o que ele pode indicar?

A haste do cabelo em si não é um tecido vivo. Minúsculos vasos sanguíneos na base de cada folículo piloso alimentam a raiz do cabelo para mantê-lo crescendo. No entanto, o cabelo que vemos no corpo contém apenas células mortas. À medida que as novas células crescem na base do folículo piloso, as células mais velhas morrem e são forçadas ao longo do folículo em direção ao couro cabeludo. Nesse processo é normal cair cerca de 100 a 150 fios de cabelo por dia.


O cabelo é feito de uma proteína chamada queratina, e a cor do cabelo é determinada pela presença de melanina secretada pelas células pigmentares. À medida que envelhecemos, essas células de pigmento morrem e o cabelo vai ficando grisalho.

O cabelo também é um importante indicador de nossa saúde, podendo apontar certas condições físicas ou psicológicas subjacentes, entre elas:


  • Doenças da glândula tireoide, especialmente o hipotireoidismo, podem levar a cabelos sem brilho, flácidos, finos e ralos.

  • Distúrbios das glândulas supra-renais, como a síndrome de Cushing, podem criar cabelos secos e quebradiços.

  • A psoríase, uma doença autoimune, pode criar crostas espessas na cabeça que podem inicialmente ser confundidas com caspa.

  • Outra doença autoimune que afeta o cabelo é a alopecia. Na alopecia a resposta imunológica do corpo atinge os folículos pilosos, causando a queda de mechas de cabelo.

  • Às vezes, diabetes e aterosclerose podem desencadear queda de cabelo devido ao bloqueio do suprimento de sangue para os folículos pilosos.

  • Muitos medicamentos prescritos também podem causar queda de cabelo. Isso inclui medicamentos quimioterápicos, betabloqueadores como propranolol e atenolol, anticoagulantes como varfarina e medicamentos usados ​​para controlar artrite e doença de Parkinson, entre outros.

  • Danos causados pelo uso de cosméticos carregados de química é outro fator que causa queda de cabelo. Nesse sentido, uma forma inteligente de cuidar da beleza e da saúde dos cabelos é nutri-los de dentro para fora, dando ao seu organismo a matéria prima celular necessária para que ele faça o trabalho de restauração da sua saúde e da beleza de suas mechas...


O Poder dos Micronutrientes

Uma alimentação rica em nutrientes, estilo de vida saudável e suplementação são as maneiras mais inteligentes de manter o cabelo bonito. Nutrientes como ácidos graxos ômega-3, proteínas, quase todas as vitaminas B, ácido fólico, zinco, vitaminas C e E são importantes para ter cabelos fortes, brilhantes e saudáveis.


A vitamina C em sinergia com os aminoácidos lisina e prolina ajudam na manutenção e construção de colágeno de forma natural em seu organismo. O colágeno é a proteína mais abundante presente em nós e compreende aproximadamente um terço do nosso corpo, incluindo pele, cabelos e unhas. A vitamina C ajuda a proteger o cabelo contra os danos causados ​​pelos radicais livres, que podem tornar o cabelo quebradiço e frágil.

A grande maioria dos cosméticos capilares disponíveis comercialmente estão carregados de produtos químicos que podem danificar o cabelo e a saúde, para entender isso basta ler os rótulos. Infelizmente no Brasil existem poucas opções nas prateleiras que realmente fazem nutrição capilar de base natural, sem efeitos agressivos, principalmente a longo prazo.


Contudo, é possível apostar na alimentação de qualidade e na suplementação com micronutrientes em sinergias específicas para a saúde dos cabelos. Sem dúvida, uma escolha melhor para sua beleza e para a saúde de toda a sua família.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Referências:

  1. MW Roomi, et al., Journal of Cellular Medicine and Health, 2016

  2. Artigo Original publicado em: https://www.dr-rath-foundation.org/2017/10/the-importance-of-micronutrients-for-healthy-hair/

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

댓글


댓글 작성이 차단되었습니다.
bottom of page