top of page
Barletta

A importância do Colágeno e da Vitamina C para a Saúde Bucal.

Entenda como a Medicina celular reforça o tratamento da periodontite, gengivite, inflamação e outras doenças bucais através da combinação sinérgica de micronutrientes.


A importância do Colágeno e da Vitamina C para a Saúde Bucal.
A importância do Colágeno e da Vitamina C para a Saúde Bucal.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) estimam que cerca de metade de todos os adultos americanos tendem a ter problemas de gengiva avançados no momento do diagnóstico. Os problemas nas gengivas são tão frequentes que ficam atrás apenas do resfriado comum.


Sintomas como gengivas vermelhas, inchadas e doloridas, sangramento durante a escovação e uso do fio dental, mau hálito constante ou gosto ruim na boca devido a infecção bacteriana nas bolsas gengivais, merecem atenção e avaliação mais aprofundada, pois podem levar ao desenvolvimento de cáries e até perda dos dentes. Alguns estudos mostram uma conexão entre problemas dentários e doenças cardíacas, derrame, artrite reumatóide, diabetes, entre outras. A doença gengival começa com uma infecção bacteriana e inflamação nas gengivas. Em seu estágio inicial - gengivite - as bactérias atacam lentamente a linha da gengiva causando sangramento. A periodontite é um estágio avançado da doença que envolve a destruição dos tecidos moles de suporte dos dentes.

Embora a má higiene bucal seja um dos principais fatores que contribuem para a doença gengival, há outros fatores de risco como o tabagismo, alterações hormonais (durante a puberdade, gravidez ou menopausa), predisposição genética e doenças como diabetes.


Outro fator causador das doenças bucais é a deficiência crônica de micronutrientes construtores de colágeno, como vitamina C, lisina e prolina, cuja falta no organismo prejudica as células estruturais da gengiva, acelerando a ocorrência e o desenvolvimento dos problemas bucais.


Uma deficiência severa de vitamina C pode causar sangramento nas gengivas, o primeiro sinal de que uma doença bucal está se estabelecendo. A deficiência dos aminoácidos lisina e prolina (também importantes para a construção do colágeno) comprometem a integridade da estrutura celular das gengivas, onde realmente deve começar a atenção com a saúde bucal.

Nosso estudo piloto documentou os efeitos de combinações específicas de micronutrientes em pacientes com periodontite. A eficácia do tratamento foi avaliada pelo método de "sangramento à sondagem" (SS), que mede o tamanho das bolsas gengivais. Durante doze semanas os participantes do estudo tomaram uma combinação de vitamina C, lisina, prolina e outros micronutrientes essenciais para a produção saudável de colágeno, numa formulação criteriosamente desenvolvida pelo instituto de pesquisa científica Dr. Rath.

A SS média no início do estudo era de 60%, correspondendo ao estágio avançado da doença gengival. As melhorias nas gengivas já eram visíveis após seis semanas do programa de micronutrientes e, ao final de oito semanas, o SS diminuiu para 14%. Também notamos uma melhora significativa na firmeza da gengiva e na redução do sangramento espontâneo.

A odontologia convencional, na maior parte dos casos, costuma tratar a periodontite apenas com procedimentos clínicos, reparos cirúrgicos e implantes dentários, sem abordar as causas celulares que levaram ao surgimento das doenças bucais. Tais procedimentos são invasivos e de custo proibitivo para a maioria das pessoas. Nosso estudo fornece provas de que é possível complementar e até mesmo substituir determinados tratamentos, dependendo do caso de cada paciente, por uma combinação de micronutrientes específicos, um método barato e eficaz para manter as gengivas saudáveis.


 


Leia outros artigos sobre saúde bucal:



Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page